Mercosur Cultural

Diálogo intersectorial sobre Economía Creativa

Estados Partes e Associados do MERCOSUL discutem principais oportunidades e desafios para a economia criativa em mesa redonda no âmbito do Mercado de Indústrias Criativas do Brasil 2021.

No âmbito da Presidência Pro Tempore do Brasil do MERCOSUL, será realizada hoje, 19 de novembro, às 17h (UTC -03:00),  Mesa Redonda para compartilhamento de políticas e ações nacionais na área de economia criativa e indústrias culturais. O painel, a ser moderado pelo Brasil, contará também com representantes da Argentina, do Chile, do Equador, do Paraguai e do Uruguai. A atividade integra o calendário de ações da Comissão de Economia Criativa e Indústrias Culturais (CECIC) do MERCOSUL.

A mesa busca oferecer panorama geral sobre a economia criativa na região. Serão discutidos oportunidades e desafios para os setores criativos, bem como perspectiva sobre o desenvolvimento integrado da região para os próximos anos sob o olhar intergovernamental e empreendedor.

A Comissão de Economia Criativa e Indústrias Culturais reúne semestralmente Estados Partes e Associados para discutir e delinear políticas regionais inovadoras no setor.  

O MICBR

A Secretaria Especial de Cultura (SECULT), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), organiza a segunda edição do Mercado de Indústrias Culturais do Brasil (MICBR) nos dias 17, 18 e 19 de novembro.

Em sua programação, que este ano se realiza em ambiente totalmente virtual, ocorrem rodadas de negócios, pitchings, espaços para a troca de contatos profissionais (networking), além de atividades formativas, abertas ao público em geral, na forma de conferências magistrais, encontros criativos e diálogos intersetorais. 

A delegação de participantes nas rodadas de negócios - coração do evento - é composta por 115 empreendedores selecionados por meio de edital, além de 120 compradores convidados. Estão contemplados compradores e vendedores de nove setores criativos: Artes Cênicas (Circo, Dança, Teatro); Artesanato; Audiovisual & Animação; Design; Editorial; Jogos Eletrônicos; Moda; Música e Museus & Patrimônio. A ação também busca alcançar um público mais amplo de pessoas interessadas na temática da cultura e da economia criativa, empreendedorismo, novos modelos de negócios, profissionalização e oportunidades de comercialização de bens e serviços culturais no mercado internacional.

Para participar do evento, é possível realizar a inscrição por meio do site www.micbr.com.br. Ademais, é possível acompanhar as apresentações pelo canal do YouTube da OEI no Brasil em https://www.youtube.com/c/oeibrasil/.

 

Fuente: Secretaría Técnica del Mercosur Cultural