Mercosur Cultural

Seminário Internacional sobre Patrimônio e Turismo no Mercosul

III Seminário Internacional sobre Patrimônio e Turismo no Mercosul

Com o tema Estratégias para a valorização do patrimônio e a retomada do turismo frente aos desafios e oportunidades do século XXI”, será realizada, no Brasil, a terceira edição do Seminário Internacional de Patrimônio e Turismo no Mercosul (Sempat), entre os dias 18 e 21 de outubro. 

O evento é organizado a partir da parceria entre Comissão de Patrimônio Cultural dependente da Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério do Turismo do Brasil.

O seminário é realizado em formato online, via Zoom e com transmissão pelo Youtube. Os interessados podem acompanhar a transmissão por meio do canal do Iphan no Youtube. 

A realização do seminário é um dos compromissos assumidos pelo Brasil para o exercício da Presidência pro tempore do Mercosul no segundo semestre de 2021. A abertura do seminário, marcada para 15h (horário de Brasília), terá a participação do ministro do turismo, Gilson Machado, do secretário especial da cultura, Mário Frias, e da presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

A terceira edição do seminário abordará o tema do Patrimônio Cultural em sua intersecção com a economia criativa, o desenvolvimento sustentável, as experiências turísticas e a participação das comunidades. Além de oportunidades de crescimento econômico, o Sempat colocará a preservação do Patrimônio Cultural no cerne do debate. Os temas transversais abordados incluem a importância de redes e alianças para a valorização do Patrimônio Cultural e a identificação de boas práticas na região.

Durante o evento, gestores de diferentes países apresentarão estudos de caso com indicadores sobre a gestão do patrimônio e do turismo no cenário atual.  O III Sempat contará também com a participação de representações da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Sempat será um momento muito importante para as nações da América do Sul. Além de promover a troca de experiência no campo do Patrimônio Cultural e do Turismo, nos permitirá pensar em alternativas de recuperação econômica desses setores em meio à nova realidade trazida pela Covid-19”, aponta a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

A primeira edição do Sempat foi realizada em Colônia do Sacramento, Uruguai, nos dias 25 a 27 de abril de 2016.  Já a segunda edição do evento, foi realizada em Encarnación, Paraguai, nos dias 3 a 4 de abril de 2018. Ainda em 2018, na reunião do Comitê Técnico de Patrimônio e Turismo do Mercosul (Compat), o Brasil se comprometeu a sediar e organizar o III SEMPAT. 

Para assistir no Youtube, clique nos links abaixo:

Segunda-Feira (18 de outubro), abertura 15h, horário de Brasília (https://www.youtube.com/watch?v=RoDn2Dp6Prc)

Terça-Feira (19 de outubro), a partir de 9h, horário de Brasília (https://www.youtube.com/watch?v=qXx-upNesnY)

Quarta-Feira (20 de outubro), a partir de 9h, horário de Brasília (https://www.youtube.com/watch?v=wdn0DOom2E0)

Quinta-Feira (21 de outubro), a partir de 9h, horário de Brasília (https://www.youtube.com/watch?v=uArfwx6nkGM)

 

Fuente: Secretaría Técnica del MERCOSUR Cultural